sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

A Freqüência Escolar como Órgão Fiscalizador das Mazelas Sociais


Apresentação: O referido projeto visa fortalecer as ações entre os gestores municipais e amenizar as mazelas existentes no município de Pacajus. Passamos a nos preocupar com os grandes índices de crianças e adolescentes em situações de vulnerabilidade detectados através do Acompanhamento bimestral da Freqüência Escolar, elaborado pelo Ministério da Educação – MEC. Por esta razão percebemos que através deste acompanhamento seria possível conhecer de forma particular os problemas de nossos alunos, sendo estes encaminhados diretamente para Secretaria de Ação Social, para assim serem tomadas as medidas cabíveis para amenizar as dificuldades destas crianças e adolescentes.
Problematização: Diante de tantas mazelas que assolam o nosso meio social, resolvemos elaborar este projeto para criarmos uma rede fiscalizadora.
Justificativa: O desencadeamento desta ação surgiu da maneira mais natural possível. Através do Acompanhamento da Freqüência Escolar do Bolsa Família, passamos a conhecer a realidade obscura de muitas crianças e adolescentes que eram retratadas através dos dados numéricos contabilizados no formulário, sendo correspondido por motivos devastadores. Por esta freqüência, sabíamos quantas adolescentes haviam engravidado nos últimos dois meses, assim como detectávamos, quantas crianças andavam fazendo o trajeto de mendicância de rua ou trabalhando, tendo sua infância roubada, ou ainda das jovens que estavam se prostituindo, sem contar com os índices de evasão.
Objetivos: Amenizar as mazelas sociais, através da aproximação entre os gestores, às crianças e os adolescentes.
Desenvolvimento: A execução deste projeto será através da coleta dos dados oferecidos pelo controle da freqüência escolar, enviada para as escolas de nosso município. Após o recebimento destes dados, eles serão encaminhados para a Secretaria de Ação Social que repassará para os profissionais como: Assistentes Sociais, Psicólogos, Terapeutas Ocupacionais, para o Juiz da Vara da Infância e Adolescência e para o Conselho Tutelar.
Cronograma: Este projeto fará parte de nossa rotina de trabalho, será realizado ao longo de todo o ano de 20010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário