sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

CARTA AOS ALUNOS EVADIDOS


                                                                                                         
  Saudações!!!
                Esta mensagem foi feita especialmente para você. Durante um bom tempo o seu lugar na escola esteve vazio, ele nunca foi preenchido, porque não existe no mundo ninguém que possa substituí-lo, a não ser você. O motivo que a levou a desistir somente a sua consciência é capaz de dizer, porém, o seu retorno é algo que diz respeito a todos nós.
                Neste sentido, a Secretaria de Educação, a Comunidade Escolar e a Sociedade como um todo, convida você a retornar, isso mesmo, a regressar para um lugar que é exclusivamente seu.
                A escola é um espaço que nos ajuda a sermos pessoas melhores. É bem verdade que passamos por dificuldades, tanto familiares como pedagógicas.
Ás vezes um destes percalços nos leva a desistir, e eis um momento para refletir. Em uma sociedade competitiva em que o mercado torna-se cada vez mais exigente, como poderemos nos inserir para termos uma vida mais digna, capaz de desmistificar todas as adversidades vivenciadas?
Somente através da escola, até parece piada, mas não é, sem a passagem por este lugar de transformação, não conseguiremos chegar a lugar nenhum, ela é capaz de nos nortear, pois nos faz pensar e, além disso, temos contatos com outras pessoas, o que nos faz aprender ainda mais, porque cada ser humano tem uma história e é capaz de nos ensinar através de suas vivências, é como se fôssemos um “livro ambulante”, por mais humilde que alguém seja, terá sempre algo para ensinar e aprender.
Portanto, volte! Não importa o quanto irás aprender, mas o que você vai aprender. Não importa se você passará de ano ou será a melhor aluna da classe, o mais importante é aprender, pois o que aprendemos nos traz sabedoria e amadurecimento para discernir o que é certo ou errado, ajudando-nos a adquirir autonomia diante das situações, a conseguirmos ser mais objetivos no momento de nossas decisões e, ao final, nos faz escolher um destino justo e digno que todos merecemos.
Ninguém pode tirar esse direito que é seu, nem você mesma, pois aprender é fundamental. Aprender é o princípio básico para a paz e a sabedoria.
Regresse, pois ficaremos muito felizes com o seu retorno, acredite em você e, assim, brilharás para a vida.
Carinhosamente aceite este convite, pois precisamos muito de você para nos ajudar a construir uma sociedade melhor. O futuro está em suas mãos, pois da sua atuação depende o futuro das gerações vindouras.
 Podes até achar estranho este convite, mas saibas que existem muitas pessoas que se importam consigo e necessitam da sua presença.
 Futuramente quem estará no comando das instituições serão jovens como você e se não estiverem bem preparados não saberemos como o mundo será conduzido nem que rumo tomará. O fato de estarmos pedindo o seu retorno significa um melhoramento social para todas as pessoas, inclusive para nós que hoje estamos à frente, pois, de fato queremos que o nosso país melhore cada vez mais para termos qualidade de vida.
Um forte abraço e contamos com a sua presença na escola!
Atenciosamente,
E.E.F.Profª Maria Valcira Nunes Nogueira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário